Sobre a aplicação da semiótica à comunicação visual: algumas questões epistemológicas e metodológicas
DOI:
https://doi.org/10.4013/fem.2014.162.07Resumo
No Brasil, as relações entre comunicação e semiótica são estreitas. Tanto assim que as duas áreas, entremeadas por conjunção aditiva, batizam famoso programa de pós-graduação. Usadas sobremaneira na análise das comunicações visuais, notadamente das publicitárias, as teorias semióticas ganham, neste artigo, uma visada crítica. Inicialmente, investigam-se as bases das correntes originadas pelo pensamento de Ferdinand de Saussure. Em seguida, a generalidade da semiótica de Charles S. Peirce aplicada à leitura de certos objetos, como os anúncios publicitários, é colocada em xeque. As considerações finais, pelo inevitável, questionam certas práticas sedimentadas há algumas décadas na Academia brasileira como epistemologia e, principalmente, método para análise da comunicação visual.
Palavras-chave: epistemologia da comunicação, comunicação visual, semiótica.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos acima explicitadas.