Sobre a aplicação da semiótica à comunicação visual: algumas questões epistemológicas e metodológicas

Autores

  • Marcelo Santos

DOI:

https://doi.org/10.4013/fem.2014.162.07

Resumo

No Brasil, as relações entre comunicação e semiótica são estreitas. Tanto assim que as duas áreas, entremeadas por conjunção aditiva, batizam famoso programa de pós-graduação. Usadas sobremaneira na análise das comunicações visuais, notadamente das publicitárias, as teorias semióticas ganham, neste artigo, uma visada crítica. Inicialmente, investigam-se as bases das correntes originadas pelo pensamento de Ferdinand de Saussure. Em seguida, a generalidade da semiótica de Charles S. Peirce aplicada à leitura de certos objetos, como os anúncios publicitários, é colocada em xeque. As considerações finais, pelo inevitável, questionam certas práticas sedimentadas há algumas décadas na Academia brasileira como epistemologia e, principalmente, método para análise da comunicação visual.

Palavras-chave: epistemologia da comunicação, comunicação visual, semiótica.

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Publicado

2014-09-02

Edição

Seção

Artigos de Temáticas Livres