A sinfonia fílmica em ‘Sal de Prata’ (2005) de Carlos Gerbase
DOI:
https://doi.org/10.4013/fem.2013.153.06Resumo
Este artigo discute as aproximações entre um corpus fílmico e uma estrutura musical através do conceito de sinfonia fílmica (Lanzoni, 2012) e sua aplicabilidade em ‘Sal de Prata’. ‘Sal de Prata’ (2005) de Carlos Gerbase é um filme organizado através de intertítulos narrativos, cujo conteúdo semântico o remete à estrutura de uma sinfonia. Inicialmente, discorre-se acerca da estrutura em música e da estrutura no cinema em que se insere a montagem. Complementa a discussão a designação de ancoragem proposta por Barthes (1964) para designar uma das funções da mensagem linguística em relação à mensagem icônica. Este texto possibilita uma reflexão acerca das utilizações multifacetadas da música no complexo cinematográfico visando a contribuir para a constituição desta área interdisciplinar de estudos.
Palavras-chave: cinema, música, música de cinema, sinfonia fílmica, ‘Sal de Prata’ (filme).
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