Publicidade e trompe l’oeil: sedução e produção de sentidos

Autores

  • Maria Ogécia Drigo Universidade de Sorocaba
  • Luciana Coutinho Pagliarini de Souza Universidade de Sorocaba. Rod. Raposo Tavares, Km 92.5, 18023-000, Sorocaba, SP, Brasil
  • Mírian dos Santos Universidade do Vale do Sapucaí. Av. Alfredo Custódio de Paula, 240, 37550-000, Pouso Alegre, MG, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.4013/fem.2013.152.06

Resumo

Este artigo trata da relação entre publicidade impressa e o trompe l’oeil. Com os objetivos de mostrar como a técnica do trompe l’oeil pode ser utilizada na produção em publicidade, avaliar o potencial de sentidos então agregados à publicidade, bem como aos produtos ou às marcas, valemo-nos de Baudrillard (1997, 2004) para tratar da publicidade e do trompe l’oeil, bem como da análise semiótica de uma peça publicitária de sapatos da marca Christian Louboutin. A análise, na perspectiva da semiótica ou lógica de Charles Sanders Peirce, permite inventariar o potencial de sentidos engendrados na peça publicitária por meio dos seus aspectos qualitativos, referenciais e simbólicos. A relevância deste artigo está na possibilidade de mostrar como o jogo do olhar criado pela técnica do trompe l’oeil instaura uma ambiência de sedução, a qual se potencializa com os aspectos referenciais e simbólicos tal como a análise permitiu trazer à tona.

Palavras-chave: publicidade, trompe l’oeil, sedução, produção de sentidos.

Biografia do Autor

Maria Ogécia Drigo, Universidade de Sorocaba

Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP. Docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Uniso

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Publicado

2012-11-26

Edição

Seção

Artigos de Temáticas Livres