Publicidade e trompe l’oeil: sedução e produção de sentidos
DOI:
https://doi.org/10.4013/fem.2013.152.06Resumo
Este artigo trata da relação entre publicidade impressa e o trompe l’oeil. Com os objetivos de mostrar como a técnica do trompe l’oeil pode ser utilizada na produção em publicidade, avaliar o potencial de sentidos então agregados à publicidade, bem como aos produtos ou às marcas, valemo-nos de Baudrillard (1997, 2004) para tratar da publicidade e do trompe l’oeil, bem como da análise semiótica de uma peça publicitária de sapatos da marca Christian Louboutin. A análise, na perspectiva da semiótica ou lógica de Charles Sanders Peirce, permite inventariar o potencial de sentidos engendrados na peça publicitária por meio dos seus aspectos qualitativos, referenciais e simbólicos. A relevância deste artigo está na possibilidade de mostrar como o jogo do olhar criado pela técnica do trompe l’oeil instaura uma ambiência de sedução, a qual se potencializa com os aspectos referenciais e simbólicos tal como a análise permitiu trazer à tona.
Palavras-chave: publicidade, trompe l’oeil, sedução, produção de sentidos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos acima explicitadas.