Livro de mesa: conexão entre produto de nicho e público de massa
DOI:
https://doi.org/10.4013/fem.2013.151.07Resumo
Este artigo tem como objeto de análise a linha editorial dos livros de mesa ou, como são conhecidos no mercado, coffee table books – denominação utilizada para definir uma categoria de livros com acabamento artístico e luxuoso que privilegia as imagens, e, por esse perfil estético-midiático, ficam expostos para consultas ocasionais, em vez de acomodados ou escondidos em estantes. A hipótese com a qual trabalhamos é a de que, embora considerados produtos segmentados, esses títulos, aqui simbolizados principalmente pelas obras da editora Taschen, se valem de recursos da comunicação de massa na sua concepção, a fim de que seu corpo se sobressaia no ambiente em que serão mostrados. Para que tenham apelo junto à circunstancial porém potencialmente ampla gama de leitores, tendem a trazer, além de apresentação impecável, temas e/ou assinatura de autores de reconhecimento público.
Palavras-chave: livro de mesa, coffee table book, corpomídia, Taschen.
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