Assinaturas do instante na fotografia: causalidade, geometria e expectância em Henri Cartier-Bresson e Pierre Verger

Autores

  • Benjamim Picado universidade federal fluminense

DOI:

https://doi.org/10.4013/fem.2013.151.02

Resumo

O presente artigo propõe-se a fazer uma análise sobre algumas matrizes do exame sobre uma hipotética estilística da fotografia.Tomando em causa os exemplos da obra de Henri-Cartier Bresson e de Pierre Verger, procura-se examinar três aspectos das imagens fotográficas que poderiam servir como marcas de um padrão intencional no fotojornalismo e na fotografia documentária: a gestão dos elementos causais do processo fotográfico, as funções da geometria na condução de uma discursividade fotográfica e os regimes da expectância, que definem a relação entre a fixação do instante e sua origem na duração.

Palavras-chave: fotografia, causalidade, geometria, expectância, Pierre Verger, Henri Cartier-Bresson.

Biografia do Autor

Benjamim Picado, universidade federal fluminense

doutor em comunciação e semiótica, puc-sp

professor do departamento de estudos culturais e mídia

univerdidade federal fluminense

Downloads

Publicado

2012-08-30

Edição

Seção

Artigos de Temáticas Livres