Jornal Nacional e violência contra a mulher: como as notícias contribuem na formação de opinião dos jovens
DOI:
https://doi.org/10.4013/fem.2012.143.04Resumo
Tendo como base a teoria das multimediações, este estudo de recepção tem como objetivo principal analisar a maneira como informações ligadas à violência doméstica contra mulheres divulgadas no Jornal Nacional, telejornal veiculado no horário nobre da Rede Globo de Televisão, são apreendidas por jovens do Ensino Médio, considerando também outras mediações – amigos, família eescola – às quais estão expostos. Dez alunos de Ensino Médio fazem parte da amostra qualitativa da pesquisa de campo. Por meio de entrevistas, concluiu-se que a mediação da família é a que mais pesa na avaliação do tema e na postura dos jovens diante do assunto. O aspecto que mais chama atenção é que o Jornal Nacional serve como instigador, já que a maioria dos jovens revela que os debates sobre violência contra mulher em casa e em outros espaços se iniciam quando há divulgação de matérias relacionadas ao tema.
Palavras-chave: recepção, jovens, Jornal Nacional, violência doméstica contra a mulher.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos acima explicitadas.