O conceito de participação. Se eles têm acesso e interagem, eles participam de fato?
DOI:
https://doi.org/10.4013/fem.2012.142.10Resumo
Participação é um conceito que tem sido utilizado em uma ampla variedade de áreas e que obteve uma gama ainda maior de significados. Esse artigo tenta, primeiramente debater participação na teoria democrática, o que nos permite introduzir a distinção entre formas minimalistas e maximalistas de participação. Na segunda paete, uma definição mais ampla de política é utilizada para transcender para as lógicas das políticas institucionalizadas e para enfatizar que a distribuição de poder na sociedade é uma dimensão do social que permeia todo campo possível da sociedade. Ambas as discussões são então utilizadas para descrever as características chave de participação, e para ampliar a fundamentalção teórica do conceito. O artigo então prossegue enfocando cada uma dessas características, nomeadamente a diferença entre acesso, interação e participação, uma vez que essa distinção nos permite delimitar mais afinadamente os significados chave atribuidos à participação enquanto um processo político no qual os atores envolvidos nos processos de tomada de decisão estão posicionados em direção ao outro através de relações de poder que são (em um certo sentido) igualitárias.
Plavras-chave: Teoria da participação, teoria democrática, política, poder, acesso, interação, contingência.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos acima explicitadas.