Entretenimento, Sociabilidade e Consumo nas Redes Sociais: cativando o consumidor-fã

Autores

  • Gisela G S Castro PPGCOM-ESPM, São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.4013/fem.2012.142.07

Resumo

Entende-se o consumo como instância privilegiada para pensar a experiência contemporânea no contexto da crescente penetração do mercado nas esferas mais diversificadas de nossas vidas, notadamente no âmbito da subjetividade. A parceria entre as culturas midiática e do consumo enseja formatos e modelos inovadores, como a comunicação interpessoal de massa. As lógicas do entretenimento, da sociabilidade e dos negócios se entrecruzam neste tipo de interação característico da cultura digital atual. De modo lúdico, compartilha-se um volume sem precedentes de conteúdo nas redes sociais digitais, que congregam pessoas e negócios ao redor do mundo. Para expandir e cativar a clientela, são oferecidas as mais diversas experiências, notadamente aquelas que se servem das linguagens e lógicas do entretenimento para atrair a sempre fugaz atenção do público em nosso hipersaturado ecossistema comunicacional. A ambição de envolver o consumidor como parceiro e fã de determinada marca, produto ou serviço está presente com maior ou menor grau de transparência na comunicação mercadológica, tornando indispensável problematizar a participação dita espontânea nas redes sociais. 

Palavras-chave: comunicação e consumo, redes sociais, consumidor-fã, subjetividade.

Biografia do Autor

Gisela G S Castro, PPGCOM-ESPM, São Paulo

Mester e Doutora em Comunicação e Cultura (ECO-UFRJ), docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM, São Paulo. Editora da revista Comunicação, Mìdia e Consumo. Associada da Intercom (Sociedade Brasileira das Ciências da Comunicação), conselheira da ABCiber (Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura), integrante da RIEC (Rede Iberoamericana de Estudos em Comunicação).

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Publicado

2012-06-05

Edição

Seção

Artigos de Temáticas Livres