O uso da internet por organizações da sociedade civil enquanto atores cívicos
DOI:
https://doi.org/10.4013/fem.2012.142.06Resumo
Com a potencialização de acesso à informação e comunicação possibilitados pela internet, seu emprego em processos democráticos tem sido pesquisado sob diversos aspectos. No entanto, poucos estudos investigam como, de fato, pessoas e organizações utilizam os recursos digitais para a participação política. Este trabalho discute o emprego que organizações da sociedade civil dão à Internet, com ênfase nas suas ações de participação política. Os procedimentos metodológicos envolveram levantamento bibliográfico sobre os temas que permeiam o trabalho e entrevistas com 44 gestores de organizações em Salvador. Os resultados apontam que: (i) os principais usos da Internet estão relacionados à manutenção de contato constante com os pares e também à busca de informação; (ii) a Internet propiciou a renovação de algumas formas de participação política – a exemplo dos abaixo-assinados – e a emergência de novas, como o ciberativismo.
Palavras-chave: Internet, participação política, organizações da sociedade civil.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos acima explicitadas.