“Quanto custa mudar o mundo?” análise da dimensão discursiva do ciberativismo na WikiLeaks

Autores

  • Willian Fernandes Araújo Universidade Feevale
  • Ernani Cesar de Freitas Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.4013/fem.2012.142.05

Resumo

Este artigo tem como objetivo estabelecer uma reflexão sobre como as estratégias discursivas são usadas como práticas ciberativistas. Discute-se também o conceito de ciberativismo. Para tal, realiza-se a análise de discurso do vídeo “What does it cost to change the world?”, da organização ciberativista Wikileaks, buscando identificar quais estratégias discursivas são empregadas e com qual finalidade. Faz-se a análise do discurso de base Semiolinguística, calcada na obra de Patrick Charaudeau (2005, 2006, 2008, 2010). Constatou-se que o enunciador utiliza-se da enunciação elocutiva e a persuasão argumentativa por meio de recursos descritivos (efeito de saber, de confidência e de gênero) com a finalidade de incitar, ou seja, fazer-fazer, ou melhor, fazer-colaborar e de colocar no debate social os seus valores de crença. 

Palavras-chave: Wikileaks, ciberativismo, discurso, semiolinguística, análise do discurso.

Biografia do Autor

Willian Fernandes Araújo, Universidade Feevale

Jornalista, mestrando em Processos e Manifestações Culturais (bolsista Prosup/CAPES Cursos novos), na Universidade Feevale, Novo Hamburgo, Brasil.

Ernani Cesar de Freitas, Universidade Feevale

Doutor em Letras (PUCRS), com pós-doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (PUC-SP/LAEL)

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Publicado

2012-06-05

Edição

Seção

Artigos de Temáticas Livres