Os contextos da comunicação num mundo em mudança: a Internet, as oportunidades de participação e o jornalismo regional
DOI:
https://doi.org/10.4013/fem.2012.142.03Resumo
O presente trabalho analisa a hipótese de a Internet funcionar enquanto plataforma capaz de diversificar e potenciar as possibilidades de uma revitalização da participação cívica neste mesmo domínio. Neste sentido, questiona-se em que medida as versões online dos jornais são de acesso e participação mais democráticos relativamente às versões em papel. Desenvolve-se então um estudo comparativo das oportunidades de participação disponibilizadas por um conjunto de sites de jornais regionais: “Grande Porto”, “Jornal da Bairrada”, “Jornal do Centro”, “Diário As Beiras”, “O Ribatejo”, “Região de Leiria”, “Jornal do Fundão” e “O Algarve”. Um dos pontos de chegada da presente análise passa por constatar que estes são de acesso mais democrático, porém ainda têm pouca visibilidade e consequente participação.
Palavras-chave: novas tecnologias, participação cívica, imprensa regional.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos acima explicitadas.