Entre a ideologia, a hegemonia e a resistência: Os modos de endereçamento como um diálogo entre a produção e a audiência de produtos televisivos

Autores

  • Simone Maria Rocha Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.4013/fem.2011.133.04

Resumo

Partindo de breve revisão dos paradigmas estruturalista e culturalista, cujos modelos analíticos foram marcantes na perspectiva dos estudos culturais desde os anos 70 nas investigações de produtos midiáticos, este artigo busca retomar a discussão em torno da possibilidade analítica dos modos de endereçamento. Acreditamos que tal perspectiva nos permite investigar tanto aquilo que é característico da linguagem televisiva quanto lidar com especificidades do contexto soiocultural no qual o produto está inserido,levando-nos a reafirmar o pressuposto do íntimo diálogo entre os textos midiáticos e a realidade cultural.

Palavras-chave: análise cultural, ideologia, hegemonia, resistência, modos de endereçamento.

Biografia do Autor

Simone Maria Rocha, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Comunicação e Cultura pela UFRJ com pós-doutorado em Comunicação pela UFMG. Professora do PPGCOM/UFMG e coordenadora do Grupo de Pesquisa em Comunicação, mídia e Cultura.

Downloads

Publicado

2011-03-09

Edição

Seção

Artigos de Temáticas Livres