Cinema brasileiro: um olhar sobre a solidão e a nostalgia dos imigrantes alemães
Resumo
O artigo analisa dois filmes brasileiros Cinema, aspirina e urubus e Heimweh: nostalgia. O objetivo é verificar como captam o processo de integração de duas gerações de imigrantes à sociedade brasileira, uma vez que um dos filmes situa-se no período anterior à Primeira Guerra e, o outro, nos anos da 2ª Guerra Mundial. O estudo insere-se no campo de estudos da Comunicação e Cultura.
Palavras-chave: cinema brasileiro, imigração alemã, integração.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos acima explicitadas.