Análise de conteúdo articulada à análise de gênero televisivo: proposta metodológica para interpretação das representações nas narrativas mediáticas
Resumo
Esse artigo tem como objetivo apresentar a proposta metodológica e os resultados da pesquisa “Comunicação, cultura e política: dimensões da representação”, na qual buscamos captar quais são as posições dos sujeitos moradores de favelas construídas em narrativas de diversos gêneros televisivos. Partindo do pressuposto de que a televisão é uma importante dimensão da vida social, procuramos desvendar suas produções a partir de uma abordagem metodológica que articula análise de conteúdo, uma faceta quantitativa, com análise de gênero televisivo, de viés mais qualitativo com vistas a compreender os modos de apresentação desses sujeitos sugeridos pelas narrativas. O corpus aqui analisado foi composto por quatro programas exibidos pela Rede Globo de Televisão: Central da Periferia (2006); Linha Direta (2004), Globo Repórter (2004) e Cidade dos Homens (2002).
Palavras-chave: análise de conteúdo, análise de gênero televisivo, moradores de favelas, programas televisivos, representação.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos acima explicitadas.