Dimensão e prática do jornalismo cultural
DOI:
https://doi.org/10.4013/5041Resumo
Este artigo pretende analisar o jornalismo cultural com base na hipótese de que se trata de uma produção marcada por duas variáveis que se articulam: as demandas de natureza estético-conceitual e ético-políticas, de um lado; de outro, as determinações da cultura de massa voltadas para o entretenimento. A tensão decorrente da dinâmica dessas duas variáveis é associada ao caráter performativo que as matérias dos suplementos, dos cadernos e das publicações especializadas têm junto ao público.
Palavras-chave: jornalismo cultural, produção cultural, imprensa.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos acima explicitadas.