“RT, por favor”: considerações sobre a difusão de informações no Twitter
DOI:
https://doi.org/10.4013/4668Resumo
Este trabalho foca a identificação e discussão de algumas das estratégias utilizadas pelos usuários brasileiros no Twitter para a difusão de informações baseada da percepção dos valores (capital social) apreendidos na ferramenta. Parte-se da discussão do Twitter como site de rede social (Boyd e Ellison, 2007) que, enquanto tal, é compreendido como um ambiente propício para a difusão de informações entre os indivíduos pertencentes a essas redes. Para discutir essas questões, o estudo toma por base em dados de um questionário, respondido por 903 usuários brasileiros da ferramenta, bem como a análise de conteúdo de 622 tweets aleatórios publicados por usuários brasileiros no Twitter, coletados no primeiro semestre de 2009. Os resultados apontam para uma possível relação entre a apropriação da ferramenta, as estratégias de difusão de informações utilizadas pelos atores e a percepção do capital social conectivo (Putnam, 2000; Ellison et al., 2007).
Palavras-chave: redes sociais, Twitter, difusão de informações, capital social.Downloads
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