“RT, por favor”: considerações sobre a difusão de informações no Twitter

Autores

  • Raquel Recuero
  • Gabriela Zago

DOI:

https://doi.org/10.4013/4668

Resumo

Este trabalho foca a identificação e discussão de algumas das estratégias utilizadas pelos usuários brasileiros no Twitter para a difusão de informações baseada da percepção dos valores (capital social) apreendidos na ferramenta. Parte-se da discussão do Twitter como site de rede social (Boyd e Ellison, 2007) que, enquanto tal, é compreendido como um ambiente propício para a difusão de informações entre os indivíduos pertencentes a essas redes. Para discutir essas questões, o estudo toma por base em dados de um questionário, respondido por 903 usuários brasileiros da ferramenta, bem como a análise de conteúdo de 622 tweets aleatórios publicados por usuários brasileiros no Twitter, coletados no primeiro semestre de 2009. Os resultados apontam para uma possível relação entre a apropriação da ferramenta, as estratégias de difusão de informações utilizadas pelos atores e a percepção do capital social conectivo (Putnam, 2000; Ellison et al., 2007).

Palavras-chave: redes sociais, Twitter, difusão de informações, capital social.

Downloads

Publicado

2021-06-08

Edição

Seção

Artigos de Temáticas Livres