Processo de Criação e Experimentação em Quadrinhos Poético-Filosóficos
DOI:
https://doi.org/10.4013/fem.2025.271.09Resumo
Este artigo é um recorte da pesquisa de mestrado Trevalias: processo criativo e experimentações em quadrinhos (Luz, 2025), desenvolvida no Programa Associado de Pós-Graduação em Artes Visuais UFPB/UFPE. Tendo como objetivo ampliar as discussões sobre o processo criativo e suas características singulares, na produção de quadrinhos poético-filosóficos para redes sociais. Na primeira parte, busca-se entender o que são quadrinhos poético-filosóficos e como eles se diferenciam das demais produções. Na segunda parte, utilizando a crítica dos processos (Salles, 2019), verifica-se como é feita a produção e discussão da adaptação narrativa e estrutural para a postagem na rede social do Instagram. Conclui-se que o processo criativo é um conglomerado de experiências individuais e coletivas, afetivas e técnicas, selecionadas e descartadas pelo artista, que mesmo sob condições semelhantes ou não, consegue produzir respostas e soluções diferentes a partir de sua visão de mundo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos acima explicitadas.