Do gibi à publicidade

narrativas transmídia do Homem-Aranha

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4013/fem.2025.271.13

Resumo

O objetivo geral deste artigo é analisar a narrativa transmídia publicitária do Homem-Aranha. A metodologia desta pesquisa se classifica como documental, de abordagem qualitativa, e que faz uma análise de conteúdo. Tem como objeto de estudo um filme, um comercial audiovisual e uma história em quadrinhos do Homem-Aranha. Os resultados alcançados destacam que a narrativa transmídia do Homem-Aranha, por meio dos três objetos estudados, é considerada uma narrativa transmídia inédita, expansiva e alusiva, que interconectam suas narrativas. A análise evidencia a importância da transmídia na publicidade, demonstrando como a expansão do universo narrativo do Homem-Aranha em diferentes mídias contribui para uma experiência única para o consumidor.

Biografia do Autor

Bruno Cardoso Pinto, Univali

Graduado em Publicidade e Propaganda (Univali). Bolsista Pibic/CNPq.

Rafael José Bona, FURB - Universidade Regional de BlumenauUNIVALI - Universidade do Vale do Itajaí

Doutor em Comunicação e Linguagens (PPGCOM/UTP). Docente da Universidade Regional de Blumenau (FURB) e da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

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Publicado

2025-11-05

Edição

Seção

Dossiê Quadrinhos, Super-Heróis e Cultura Digital