Explorando a Biodiversidade Nerd

HQs e Cultura Geek Como Estratégias de Ensino Inclusivo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4013/fem.2025.271.04

Resumo

A utilização de histórias em quadrinhos (HQs) como ferramenta pedagógica no ensino de Ciências tem se mostrado uma estratégia eficaz para a acessibilidade e inclusão de estudantes, especialmente aqueles com neurodivergências. Este estudo apresenta o desenvolvimento e aplicação de 13 HQs didáticas, elaboradas com base em personagens da cultura geek, como Pokémon e Mario, para abordar conceitos de biodiversidade e taxonomia no Ensino Médio. A metodologia adotada incluiu a elaboração de narrativas visuais que relacionam conteúdos científicos a elementos lúdicos e acessíveis, seguida da implementação dessas HQs em turmas que incluíam estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Síndrome de Down e deficiência intelectual. Os resultados demonstraram aumento do engajamento, maior retenção dos conteúdos e ampliação do interesse dos estudantes pela ciência, evidenciando a eficácia da estratégia na promoção da aprendizagem significativa. Além de favorecer a compreensão de conceitos científicos por meio de estímulos visuais e narrativos, o uso das HQs se alinha às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e às recomendações da neurociência sobre metodologias de ensino inclusivas. Assim, este estudo reforça o potencial das histórias em quadrinhos como recurso pedagógico para o ensino de Ciências, demonstrando sua viabilidade na construção de um ambiente educacional mais equitativo e acessível.

Biografia do Autor

Artur Antunes Navarro Valgas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-graduação em Biologia Animal

Biólogo formado em Bacharelado e Licenciatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Possui Pós-doutorado em Ecologia e Evolução da Biodiversidade (PUCRS), atualmente é Pesquisador de Pós-doutorado em Biologia Animal (UFRGS). Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Biologia Animal da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui Mestrado em Biologia Animal pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi Bolsista de Iniciação científica no Laboratório de Fisiologia da Conservação PUCRS, sob orientação da Dra. Guendalina Turcato Oliveira, estagiou no laboratório de Carcinologia da UFRGS, na empresa de licenciamento ambiental Lótica, nos projetos de conservação TAMAR Base Ubatuba e Projeto Baleia Franca, no Colégio Rainha do Brasil e Colégio de Aplicação UFRGS (ensino fundamental, médio e EJA). Foi Bolsista do Programa de Educação Tutorial em Biologia, monitor nos clube de Ciência do Colégios Marista São Pedro e monitor fundador do clube no Colégio Rainha do Brasil. Tem experiência em nas áreas de ecofisiologia animal, toxicologia, zoologia, fisiologia comparada, biologia da invasão, fisiologia da conservação e educação (formal, não formal e educação ambiental). É carcinólogo afiliado a Sociedade Brasileira de Carcinologia. Atualmente é professor de Ciências e Biologia em duas escola privada da região metropolitana de Porto Alegre-RS.

Karla Fernanda Wunder da Silva, https://orcid.org/0000-0002-8350-0726

Pós-doutoranda em Educação pela Pontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Graduada em Pedagogia Educação Especial na área da deficiência intelectual pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1993). Pós-Graduação em Psicopedagogia (2005). Especialista em autismo (2020). Pós em Neuropsicopedagogia (2024). Mestra em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul com pesquisa sobre inclusão de alunos com deficiência intelectual (2007). Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul com pesquisa na área do Transtorno do Espectro Autista e a Teoria da Subjetividade (2021). Professora aposentada da rede municipal de educação de Porto Alegre. Professora da PUCRS no curso de Psicopedagogia e AEE. Atua também como professora convidada em cursos de especialização e graduação na UniLaSalle e Unisinos. Realiza formação e capacitação de professores à convite de diferentes prefeituras. Coordenadora pedagógica da CoNéctar; Coordenadora Técnica do Centro de Referência Regional TEAcolhe de Osório/RS (CRR5). Vice-presidente do Fórum pela Inclusão Escolar de Porto Alegre. Conselheira no Conselho Estadual de Educação (2024-2028). Áreas de interesse: educação especial, educação inclusiva, transtorno do espectro autista, deficiência intelctual, neuropsicopedagogia, psicopedagogia, formação de professores, formação de professores.

Lisandra Catalan do Amaral , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Licenciatura em Química pela Pontifícia Universidade do Rio Grande do Sul (2001), graduação em Química pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2002), mestrado em Engenharia e Tecnologia de Materiais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2005) e doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2014). É especialista em Toxicologia Aplicada (INTOX 2002), Educação de Jovens e Adultos (UFRGS 2008), Educação no Ensino Superior (UCS 2020). Desenvolveu pesquisas nos laboratórios LOR/ PUCRS e LAPOL/ UFRGS e LAPEQ/PUCRS. Na Educação Básica ministrou aulas em escolas da Rede Pública (Estadual e Federal) e Privada. Atuou na assessora de Área de ciências da natureza como integrante da Gerência Educacional dos Colégios da Rede Marista (2014-2023) Atualmente é professora titular na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul onde também integra o Núcleo de Inovação Pedagógica da Escola Politécnica e o Núcleo de Iniciação à Docência e a equipe pedagógica do Núcleo de Educação Continuada da Universidade. Também atua na Educação Básica como professora de Química no Colégio Marista Rosário. Tem experiência nas áreas de Ensino e Pesquisa, Formação de professores com ênfase em metodologias, ensino, aprendizagens. Além das Pesquisas na área de educação, CTSA, e alfabetização científica, também já desenvolveu pesquisas na área de Química com resinas alquídicas, materiais poliméricos, ciência e tecnologia.

Downloads

Publicado

2025-11-05

Edição

Seção

Dossiê Quadrinhos, Super-Heróis e Cultura Digital