“Memórias que eu não sabia que tinha”
a estetização da nostalgia em vídeos de lofi hip hop no YouTube
DOI:
https://doi.org/10.4013/fem.2024.262.03Resumo
O artigo discute a estetização da nostalgia na audiovisualidade dos vídeos de lofi hip hop no YouTube, a partir de uma análise exploratória dos aspectos presentes em suas sonoridades, visualidades e interações no campo de comentários. O método adotado no estudo é a netnografia (Amaral et al, 2008; Kozinets, 2014). Na primeira parte do trabalho, é realizada uma revisão bibliográfica sobre o tema da nostalgia (Ballam-Cross, 2021; Boym, 2001; 2017; Goulart Ribeiro, 2018; Löwy e Sayre, 1993; Niemeyer, 2018; Pickering e Keightley, 2006). Em seguida, é apresentado um levantamento, produzido a partir do YouTube Data Tools, dos canais e vídeos mais populares do gênero, e dos comentários no vídeo mais assistido da plataforma. Os resultados apontam que o imaginário nostálgico do lofi hip hop é construído através da exploração proposital da “tecnostalgia” (Niemeyer, 2018) pelos produtores, que envolve uma ambiência lofi e o acionamento de elementos da cultura pop dos anos 1990 e 2000, e dos comentários, nos quais os usuários compartilham relatos e memórias pessoais, evocados pelos sons e imagens.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos acima explicitadas.