Transparência e ética jornalística: análise de códigos deontológicos nos maiores mercados de notícia latino-americanos

Autores

  • Rogério Christofoletti Professor e pesquisador do Departamento de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina
  • Dairan Paul Doutorando em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina, no Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (UFSC/PPGJOR)
  • Denise Becker Mestre em Jornalismo no Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGJOR/UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.4013/fem.2021.233.08

Resumo

A transparência tem sido um tema inevitável no debate público desde a década de 1980 como alternativa de resgate de parte da credibilidade perdida pelas instituições. O clamor por transparência se estende para além dos governos e atinge o ambiente corporativo, incluindo as empresas jornalísticas, sobretudo nos últimos vinte anos. Neste artigo, analisamos a presença de valores como a transparência e a accountability nos códigos de ética dos vinte maiores mercados consumidores de notícias da América Latina. A amostra dos documentos analisados contém códigos classistas e normativas de empresas do setor, contemplando as variadas formas de regramento deontológico no jornalismo da região. Os resultados da análise mostram que, em geral, a disposição de ser mais transparente se concentra em aspectos superficiais da prática jornalística. Observamos também alguma disposição discursiva em torno da transparência, mas os códigos de ética latino-americanos raramente incentivam os jornalistas a descrever seus procedimentos de trabalho e ainda estão muito distantes de práticas efetivas de media accountability, como as observadas em outras regiões, como no norte da Europa

Biografia do Autor

Rogério Christofoletti, Professor e pesquisador do Departamento de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina

É jornalista, mestre em Linguística e doutor em Ciências da Comunicação. Como pesquisador, já desenvolveu projetos com financiamento da UNESCO, UOL, CNPq, EBC, ANDI e Fapesc. Foi vice-presidente do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina (2002-2004) e coordenou a Rede Nacional de Observatórios de Imprensa (Renoi, 2005-2009). Foi ainda membro do Conselho Científico da SBPJor (2009-2011). Desde 2009 é um dos líderes do Observatório da Ética Jornalística (objETHOS) e editor da revista Estudos em Jornalismo e Mídia (UFSC). De 2012 a 2014, foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UFSC. Em 2010, venceu o Prêmio Luiz Beltrão/Intercom na categoria Liderança Emergente. É consultor ad-hoc de CNPq, Capes e Fapesc.

Dairan Paul, Doutorando em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina, no Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (UFSC/PPGJOR)

Doutorando em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina, no Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (UFSC/PPGJOR)

Denise Becker, Mestre em Jornalismo no Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGJOR/UFSC)

Mestre em Jornalismo no Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGJOR/UFSC)

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Publicado

2021-12-16

Edição

Seção

Artigos de Temáticas Livres