Entusiasmo, afetos e memória no consumo de videogames clássicos e retrô

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4013/fem.2021.233.05

Resumo

Este artigo aborda os processos memorialísticos e afetivos articulados com as práticas de consumo de videogames retrô – essencialmente consoles que foram lançados entre as décadas de 1970 até 1990. Os resultados aqui apresentados fazem parte de pesquisa mais abrangente voltada para a compreensão das relações entre memória, identidade e consumo de videogames no mercado brasileiro. Como aporte teórico nos embasamos nas contribuições do campo da história e da psicologia social (Bosi, 2003; Legoff, 2000; Nora, 1993; Huyssen, 2014), bem como nas reflexões que abordam as relações entre meios de comunicação, cultura e memória (Nunes e Bin, 2018; Berger, 2015; Mello e Mastrocola, 2019). Como objeto empírico trazemos o trabalho de campo realizado em um dos principais encontros de jogos clássicos e retrô da cidade de São Paulo, o Dia do Videogame, ocorrido no mês de fevereiro de 2020.

Biografia do Autor

Vicente Martin Mastrocola, Escola Superior de Propaganda e Marketing

Prof. Dr. Vicente Martin Mastrocola é professor adjunto da ESPM (SP) onde leciona as disciplinas de Plataformas Digitais, Game Essentials, Game Design e eSports para as graduações de Sistemas de Informação e Publicidade e Propaganda. É supervisor da área de "games" na mesma instituição.

Felipe Correa de Mello, AmaMundi Educacional

Professor na AmaMundi Educacional - Avaliador "Ad Hoc" das revistas Matrizes (USP), Comunicação & Educação (USP), Culturas Midiáticas (UFPB)

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Publicado

2021-12-16

Edição

Seção

Artigos de Temáticas Livres