Os sentidos sobre as mulheres no discurso da revista Claudia ao longo de uma década (2009-2019)
DOI:
https://doi.org/10.4013/fem.2021.231.10Resumo
O objetivo geral da pesquisa é analisar quais sentidos sobre as mulheres são produzidos no discurso jornalístico da revista Claudia ao longo da última década, entre 2009 e 2019. Para isso, são analisadas capas e reportagens de capa de 12 edições publicadas nesse período, buscando-se mapear as marcas discursivas que constituem sentidos sobre as mulheres e identificar se há reprodução de estereótipos sobre o gênero feminino. Por meio da metodologia de Análise do Discurso francesa, foram identificadas sete formações discursivas que envolvem o reforço da beleza, do consumo, do profissionalismo, da capacidade multitarefa, da maternidade, do casamento e do poder enquanto atributos relacionados às mulheres. Em tais núcleos de sentidos, entre 2009 e 2019, foi possível notar uma modificação no discurso da revista, com a diminuição da reprodução de estereótipos e o fortalecimento das mulheres enquanto batalhadoras. Contudo, os sentidos permanecem legitimando determinadas atribuições tradicionalmente associadas ao gênero feminino, reiterando um ideal do que é “ser mulher”.
Palavras-chave: Jornalismo de revista. Discurso. Mulheres. Estereótipo. Claudia.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos acima explicitadas.