Os sentidos sobre as mulheres no discurso da revista Claudia ao longo de uma década (2009-2019)

Autores

  • Daiane Bertasso Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Amanda Regina Rosa Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.4013/fem.2021.231.10

Resumo

O objetivo geral da pesquisa é analisar quais sentidos sobre as mulheres são produzidos no discurso jornalístico da revista Claudia ao longo da última década, entre 2009 e 2019. Para isso, são analisadas capas e reportagens de capa de 12 edições publicadas nesse período, buscando-se mapear as marcas discursivas que constituem sentidos sobre as mulheres e identificar se há reprodução de estereótipos sobre o gênero feminino. Por meio da metodologia de Análise do Discurso francesa, foram identificadas sete formações discursivas que envolvem o reforço da beleza, do consumo, do profissionalismo, da capacidade multitarefa, da maternidade, do casamento e do poder enquanto atributos relacionados às mulheres. Em tais núcleos de sentidos, entre 2009 e 2019, foi possível notar uma modificação no discurso da revista, com a diminuição da reprodução de estereótipos e o fortalecimento das mulheres enquanto batalhadoras. Contudo, os sentidos permanecem legitimando determinadas atribuições tradicionalmente associadas ao gênero feminino, reiterando um ideal do que é “ser mulher”.

Palavras-chave: Jornalismo de revista. Discurso. Mulheres. Estereótipo. Claudia.

Biografia do Autor

Daiane Bertasso, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Professora Adjunta no Departamento de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPGJOR-UFSC).

Amanda Regina Rosa, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Formanda em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Já foi bolsista pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq - 2017/2018) e atualmente atua como estagiária de Comunicação Social no Ministério Público de Santa Catarina (MPSC).

Downloads

Publicado

2021-04-26

Edição

Seção

Artigos de Temáticas Livres