Gestualidades em convívio: um prelúdio à imagem em movimento através das conexões recíprocas de corpos e câmeras
DOI:
https://doi.org/10.4013/fem.2019.211.12Resumo
A representação de emoções, sentimentos, afetos através da imagem é um dos atributos de que são investidos pintores, escultores, fotógrafos ou cineastas. Boa parte da experiência de criação desses artistas é fomentada através do encontro de seus corpos com o de seus modelos ou atores. Nas possibilidades produzidas por esta associação encontram-se alguns mistérios das conexões recíprocas entre corpos e seus instrumentos técnicos. Neste artigo, nos concentraremos em alguns célebres estudos sobre as expressões humanas [Le Brun, Darwin] para que possamos mapear os vestígios dos modos de olhar e de agir durante o ato artístico. Nosso foco será orientado por exemplos da fotografia [Rejlander, Duchene, Nadar] os quais, a nosso ver, guardam as sementes da imagem em movimento e que colocam em perspectiva algumas fronteiras entre campos do saber normalmente tidos como independentes como as artes e as ciências.
Palavras-chave: Fotografia. Cinema. Rejlander. Duchenne. Darwin. Le Brun.
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