Midiatização: da disciplina ao controle, um horizonte de reflexão

Autores

  • Suélen Matozo Franco Universidade Federal de Pernambuco
  • André Luiz Maranhão de Souza Leão Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.4013/fem.2016.183.06

Resumo

O fenômeno designado por midiatização tem obtido cada vez mais atenção no campo dos estudos de mídia e comunicação. Nesse campo, identificam-se duas vertentes sobre midiatização, e já se delineia uma aproximação entre elas: a institucionalista, que reconhece a mídia como instituição praticamente independente, cujas normas adaptam outros campos sociais; e a socioconstrutivista, que entende a midiatização como a construção comunicativa da realidade sociocultural. Seja em virtude da centralidade da mídia em alguns aspectos da vida em sociedade, seja pelo poder que lhe é atribuído, o reconhecimento de seu alcance não está circunscrito exclusivamente aos media studies. Os sistemas de comunicação articulam cultura, educação e mesmo a soberania, submetendo globalmente as sociedades a seu regime, o que aponta para uma concepção de controle. A sociedade de controle é discutida na obra de Gilles Deleuze como resultado do declínio do modelo disciplinar, abordado por Michel Foucault. Nessa perspectiva, a visibilidade é um aspecto central do poder exercido tanto no modelo disciplinar, baseado no confinamento, quanto no modelo de controle, baseado na visibilidade não coercitiva. O presente estudo propõe uma reflexão acerca do fenômeno da midiatização enquanto processo, situado na transição entre o modelo de sociedade disciplinar e a sociedade de controle. Nessa argumentação, a comunicação e a visibilidade encontram-se no cerne das relações de poder.

Palavras-chave: midiatização, poder, visibilidade, disciplina, controle.

Biografia do Autor

Suélen Matozo Franco, Universidade Federal de Pernambuco

Doutoranda em Administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração (Propad) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Mestre em Administração pelo mesmo programa. Bacharela em Administração e em Comunicação Social com hablitação em Publicidade e Propaganda pela mesma instituição. Experiência profissional em comunicação escrita (redação e editoração textual), docência nos níveis técnico, superior e pós-graduação lato sensu.

André Luiz Maranhão de Souza Leão, Universidade Federal de Pernambuco

André Leão holds a PhD degree in Management from Federal University of Pernambuco, where he is associate professor at the Management Department (DCA/UFPE) and faculty member of the Management Graduate Program (Propad/UFPE). He is fellow research of the National Council for Scientific and Technological Development (CNPq), ad hoc reviewer for CNPq, Capes and several journals and scientific meetings, and coordinator of projects sponsored by research funding agencies. His publication is mainly on brands and consumer culture. His current research focus is on the entertainment industry, considering both media products and the activities and productions of its fans, under a post-structuralist perspective, following the agenda of the Circle of Fan, Media and Entertainment Studies.

Downloads

Publicado

2016-09-30

Edição

Seção

Artigos de Temáticas Livres