Cultural consumption in convergence times: An analysis of young Sergipeans

Authors

  • Matheus Pereira Mattos Felizola Universidade Federal de Sergipe
  • Vitor Braga Universidade Federal de Sergipe
  • Bluesvi Santos Universidade Federal de Sergipe
  • Laura Aguiar Universidade Federal de Sergipe
  • Wendell Macedo Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.4013/fem.2016.183.04

Abstract

The research aimed to discuss the cultural consumption practices in the Northeast considering the intervention of media convergence at the reception of the contents. Therefore, we sought to carry out a comparative analysis of responses to a questionnaire applied to young Sergipeans, the capital and the interior. The focus of the focused approach particularities resulting from the scenario in which this audience interacts and the offer of cultural products, in a context in which we see large differences in the human development index (HDI) of municipalities in the capital and the countryside, which can take place in conditions of access to different means. In conclusion, we realize that with the advancement in the use of technological devices and access digital social networks young people, while consuming media content, also serve as producers to share the information with their network. However, while they all have access to digital technologies, the production of content for this audience is still based on local cultural offerings, from the cities of Sergipe.

Keywords: cultural consumption, media convergence, media reception, young.

Author Biographies

Matheus Pereira Mattos Felizola, Universidade Federal de Sergipe

Publicitário e Administrador de empresas, Doutor em Ciências Sociais, Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) no Mestrado em Comunicação da UFS, Professor Adjunto IV do curso de publicidade e propaganda da UFS - Universidade Federal de Sergipe e líder do grupo de pesquisa em Marketing da UFS - GPM desde 2008. Coordenador associado do projeto Jovem e Consumo Midiático em Tempos de Convergência no PROCAD (Programa Nacional de Cooperação Acadêmica)

Vitor Braga, Universidade Federal de Sergipe

É jornalista pela UFAL, especialista em Artes Visuais pelo SENAC, mestre e doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da UFBA, na linha de Cibercultura. É professor do curso de Comunicação da Universidade Federal de Sergipe (UFS), onde atua nas áreas de fotografia e de planejamento visual e integra a equipe de Sergipe da Rede Brasil Conectado. (Lattes | @vitorbragamg)

Bluesvi Santos, Universidade Federal de Sergipe

Graduado em Comunicação Social Hab. em Publicidade e Propaganda da Universidade Federal  de Sergipe(UFS). Faço parte do Grupo de Pesquisa em Marketing desde 2014. Ex-bolsista do PIBIC (Programa Integrado de Bolsas de Iniciação Científica) - 2014/2015 - pesquisando sobre “Consumo cultural em tempos de convergência midiática” e do projeto e do projeto Jovem e Consumo Midiático em Tempos de Convergência pelo Programa Nacional de Cooperação Acadêmica(PROCAD) - 2015/2016.

Laura Aguiar, Universidade Federal de Sergipe

Aluna de graduação em Comunicação Social Hab. Publicidade e Propaganda da Universidade Federal de Sergipe- UFS. Como pesquisadora voluntária do Grupo de Marketing UFS e bolsista do PROCAD, tem desenvolvido pesquisas e projetos na área de comunicação e marketing, mais especificamente sobre o tema Consumo cultural em tempos de convergência midiática .

Wendell Macedo, Universidade Federal de Sergipe

Graduado em Comunicac?a?o Social com Habilitac?a?o em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Sergipe. Participante do Grupo de Marketing da UFS e ex-bolsista do Programa Nacional de Cooperac?a?o Acade?mica (PROCAD) tendo como pauta de estudos a linha de pesquisa “Consumo cultural em tempos de converge?ncia midia?tica”.

Published

2016-09-30