Particularidades da socialização midiatizada televisiva na recepção de adolescentes de instituições de acolhimento
Resumo
O presente artigo pretende refletir sobre como se processa, no âmbito da recepção, a socialização midiatizada operada pela televisão em se tratando de adolescentes que vivem em instituições de acolhimento em Porto Alegre. Ao resgatar alguns elementos do fluxo televisivo que se instituem como matrizes de socialização (tendo como mediação desse processo a própria instituição de acolhimento, os grupos de relações e amizades e o habitus), procuro trazer pistas no que se refere às possíveis reconfigurações na identidade desses adolescentes decorrentes das aprendizagens midiáticas.
Palavras-chave: midiatização, socialização, adolescentes, recepção, identidade.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos acima explicitadas.