Histórias em quadrinhos: possibilidades e tendências para o ensino de química
DOI:
https://doi.org/10.4013/fem.2025.271.06Abstract
Este trabalho investiga as possibilidades e tendências do uso de histórias em quadrinhos (HQs) como recurso didático no ensino de Química. A pesquisa foi conduzida em duas etapas: inicialmente, por meio de uma revisão de literatura, analisaram-se 23 estudos publicados entre 2014 e 2024, com foco nas ferramentas utilizadas para a produção das HQs, autoria, usos pedagógicos e contextos de aplicação. A segunda etapa consistiu em uma aplicação prática com a criação de uma HQ sobre reações químicas perigosas, utilizando ferramentas de inteligência artificial generativa. Os resultados indicam que, embora as HQs venham sendo exploradas de forma crescente no ensino de Química, ainda há pouca utilização de tecnologias emergentes para sua elaboração. A experiência prática com IA demonstrou o potencial dessas ferramentas para a criação de materiais didáticos personalizados, mas também evidenciou limitações técnicas que demandam curadoria e mediação docente. Conclui-se que a integração entre HQs e IA representa uma tendência inovadora e promissora, que pode ampliar as possibilidades pedagógicas no ensino de Ciências.
Downloads
Published
Issue
Section
License
I grant the journal Fronteiras - estudos midiáticos the first publication of my article, licensed under Creative Commons Attribution license (which allows sharing of work, recognition of authorship and initial publication in this journal).
I confirm that my article is not being submitted to another publication and has not been published in its entirely on another journal. I take full responsibility for its originality and I will also claim responsibility for charges from claims by third parties concerning the authorship of the article.
I also agree that the manuscript will be submitted according to the journal’s publication rules described above.