An ANALYSIS OF COVID-19 VACCINATION MEMES ON ONLINE SOCIAL NETWORKS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.4013/fem.2024.262.07

Abstract

The discussion about COVID-19 vaccination has taken on significant proportions in the political and public health debate in Brazil and worldwide. Among the content that circulated on online social networks against or in favor of the vaccine, so-called memes (images, text, audiovisual or hybrid) were identified. These memes represent users' actions and reactions in various situations, often with a humorous tone. This qualitative research aimed to analyze memes about vaccination in the online environment, collected during the months of December 2021 to January 2022. After applying selection and exclusion criteria to 41 collected memes, six were subjected to visual and content analysis, categorized by theme and meme type. A strong presence of humor was identified, particularly self-humor, where the purpose is to laugh at oneself. Macro memes, consisting of images accompanied by text, were identified, expressing support for vaccination and criticism of information disseminated by anti-vaccine groups and statements made by ex-President Jair Bolsonaro. It was confirmed that memes serve as pieces of political positioning and, in a scenario of a health crisis surrounded by uncertainties, they functioned as coping mechanisms against the emergence or worsening of conditions such as anxiety and depression.

Author Biographies

Tiago Franklin Rodrigues Lucena, UEM/ UEL

Doutor (2013) e Mestre (2009) em Artes (Arte e Tecnologia) pela Universidade de Brasília (UnB), trabalhando com os temas de mídias móveis, locativas, pervasivas e sencientes. Possui graduação em Arte e Mídia pela UFCG (2007) dirigindo e produzindo documentários e conteúdos interativos para a multimídia e hipermídia. Atualmente é professor adjunto do curso de Comunicação e Multimeios na Universidade Estadual de Maringá e é Prof. Permanente no Programa de Mestrado de Comunicação da Universidade Estadual de Londrina - PPGCOM-UEL. Se interessa pela relação entre Arte Digital e Interativa, Comunicação, Tecnologia e Ciência. Trabalha com os seguintes temas Ciber e Bioarte, Cibercultura, Computação Ubíqua, Pervasiva, Internet das Coisas, Estudos do Algoritmo e Arte Socialmente Engajada. Atuou como bolsista CAPES/Reuni na Universidade de Brasília/Gama colaborando com pesquisadores da Eng. Automotiva, Eletrônica, Aeroespacial, Software e de Energia, em especial desenvolvendo projetos de inovação para o campo da saúde. Foi prof. substituto do curso de Design da UnB e professor na UniCesumar no Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde. Vice-diretor do LART - Laboratório de Pesquisa em Arte e TecnoCiência UnB-Gama campus, fundado e dirigido pela Profa. Dra. Diana Domingues e esteve em doutorado sanduíche no Massachussets Institute of Technology - MIT no grupo Camera Culture - MediaLab com o Prof. Ramesh Raskar. Realizou visitas técnicas a institutos de pesquisas na Alemanha (Fraunhofer) e apresentou trabalho e exposições coletivas no Museu da Republica em Brasília, CCBB, Memorial da América Latina e Museu da Imagem e Som (MIS) em São Paulo, Centro Cultural San Martin em Buenos Aires, Oncena Bienal de Havana e papers e projetos desenvolvidos em eventos na Turquia, Emirados Arabes Unidos, Hungria, Líbano, Canadá e EUA.

Graça Penha Nascimento Rossetto, UEM - Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo - Faculdades Integradas São Pedro (2004), mestrado em Comunicação e Cultura Contemporânea pela Universidade Federal da Bahia (2008) e doutorado em Comunicação e Cultura Contemporânea pela Universidade Federal da Bahia (2014). Atualmente é professora adjunto da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Teoria da Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: democracia, democracia digital, redes sociais online, sociedade civil e Twitter.

Published

2024-11-23