O sistema de licenciamento e o sistema subversivo sob a perspectiva da tradução:
o exemplo da graphic novel V for Vendetta
DOI:
https://doi.org/10.4013/fem.2021.233.12Abstract
O objetivo do artigo é estabelecer a comparação entre o processo de tradução de textos no sistema de licenciamento e o processo de tradução de textos no sistema subversivo, com vista a compreender as diferentes formas de aplicação e apropriação de figuras licenciadas. Entende-se que a apropriação, diferente da aplicação autorizada, refere-se à prática de se apoderar de elementos de obras alheias e subverter as normas de reprodução e uso de imagens protegidas por copyright. O estudo apoia-se no conceito de Tradução desenvolvido por Lotman, pois parte do princípio de que ambos os sistemas constituem estruturas particulares de relações entre elementos que formam um todo ordenado. Para analisar as dinâmicas de aplicações e apropriações, selecionou-se como corpus de análise o signo-máscara da graphic novel V for Vendetta, que apresenta diversas formas de traduções. Nota-se que, apesar da improbabilidade de um texto traduzido possibilitar a recuperação plena de seu texto original, no sistema de licenciamento existe o interesse, e maior condição, de reversibilidade dos textos, já que visa o reconhecimento por parte de seu público. Por outro lado, observa-se que os sistemas subversivos tendem a ressignificar o texto base apresentando características de irreversibilidade, não permitindo a recuperação do texto original, porque não tem em vista esse propósito.
Downloads
Published
Issue
Section
License
I grant the journal Fronteiras - estudos midiáticos the first publication of my article, licensed under Creative Commons Attribution license (which allows sharing of work, recognition of authorship and initial publication in this journal).
I confirm that my article is not being submitted to another publication and has not been published in its entirely on another journal. I take full responsibility for its originality and I will also claim responsibility for charges from claims by third parties concerning the authorship of the article.
I also agree that the manuscript will be submitted according to the journal’s publication rules described above.