Magia em casa: transformações litúrgicas e consumo na midiatização da Umbanda
Abstract
Nas práticas religiosas contemporâneas marcadas pela adesão ao processo de midiatização ocorre significativa transformação relacionada ao deslocamento do culto para o ambiente midiático e sua associação com processos de consumo. Este trabalho tem como objetivo apresentar como o acesso à internet por parte de religiosos tem possibilitado a midiatização da Umbanda em sentido similar ao desenvolvido por grupos neopentecostais na televisão, isto é, favorecendo a telepresença e o consumo. A abordagem metodológica consiste na reflexão teórica sobre a midiatização da religião e implicações relacionadas ao consumo a partir de pesquisa bibliográfica para em seguida demonstrar a validade dos conceitos a partir da observação de um estudo de caso. Para tanto, utilizamos um vídeo disponibilizado no YouTube pelo médium Pai Rodrigo Queiroz que permite demonstrar, a partir dos conceitos de midiatização da religião, o efeito deste processo na cosmogonia da Umbanda e seus desdobramentos na forma de consumo.
Downloads
Published
Issue
Section
License
I grant the journal Fronteiras - estudos midiáticos the first publication of my article, licensed under Creative Commons Attribution license (which allows sharing of work, recognition of authorship and initial publication in this journal).
I confirm that my article is not being submitted to another publication and has not been published in its entirely on another journal. I take full responsibility for its originality and I will also claim responsibility for charges from claims by third parties concerning the authorship of the article.
I also agree that the manuscript will be submitted according to the journal’s publication rules described above.