A transcriação em minissérie de O tempo e o vento, de Erico Veríssimo:

o tempo e a memória em formato industrial

Authors

DOI:

https://doi.org/10.4013/fem.2021.233.14

Abstract

Neste artigo se analisa a relação entre o texto literário O tempo e o vento, de Erico Verissimo, e a minissérie homônima, de 1985, desde a perspectiva da transcriação. Com a finalidade de compreender o processo de transposição do texto-fonte em formato industrial de mídia audiovisual, discute-se sobre os recursos de linguagem utilizados, o foco narrativo e a categoria temporal, a fim de verificar a mudança de lógica composicional na reproposição das temáticas e situações. A minissérie reconta o primeiro volume da trilogia, O continente,do qual mantém a estrutura fragmentária e o tempo cíclico. À diferença do romance, retoma o passado do relato pela memória, em flashbacks, a partir da perspectiva de um narrador-personagem, principalmente.

Author Biographies

Aline Cristina Maziero, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Unesp - Faculdade de Ciências e Letras - Assis, é mestre em Estudos de Linguagens e Jornalista, formada pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS.

Márcia Gomes Marques, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Doutora em Scienze Sociali pela Pontificia Università Gregoriana (Itália) e Professora Titular da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Líder do grupo de pesquisa Mídia e Mediações Comunicativas da Cultura (CNPq).

Published

2021-12-16