“Lá vem você com seus larará”: Criolo e as negociações com o samba em Espiral de Ilusão
DOI:
https://doi.org/10.4013/fem.2021.233.10Abstract
Este artigo reflete sobre a vinculação de artistas do RAP brasileiro ao samba, observando como esse fenômeno é atualizado em diferentes obras até culminar em um álbum inteiramente dedicado ao gênero musical, como é o caso de Espiral de Ilusão lançado por Criolo em 2017. Procurando compreender como esse processo se estabelece, e é percebido pelo público, articulamos um breve histórico do samba, assim como de artistas vinculados ao RAP que instituíram aproximações com a expressão sonora, a fim de apresentar um estudo de caso sobre a produção de sentidos do álbum Espiral de Ilusão no YouTube, por meio de conversações do público no canal do artista. A partir da Análise de Construção de Sentidos em Redes Digitais, entendemos que, embora haja um estranhamento da ausência do RAP na obra, ocorre um enaltecimento do samba, que parece estar vinculado a sua valorização no Brasil e a seus traços consonantes ao RAP, a partir de marcadores como território, classe e racialidade
Downloads
Published
Issue
Section
License
I grant the journal Fronteiras - estudos midiáticos the first publication of my article, licensed under Creative Commons Attribution license (which allows sharing of work, recognition of authorship and initial publication in this journal).
I confirm that my article is not being submitted to another publication and has not been published in its entirely on another journal. I take full responsibility for its originality and I will also claim responsibility for charges from claims by third parties concerning the authorship of the article.
I also agree that the manuscript will be submitted according to the journal’s publication rules described above.