“Lá vem você com seus larará”: Criolo e as negociações com o samba em Espiral de Ilusão

Authors

DOI:

https://doi.org/10.4013/fem.2021.233.10

Abstract

Este artigo reflete sobre a vinculação de artistas do RAP brasileiro ao samba, observando como esse fenômeno é atualizado em diferentes obras até culminar em um álbum inteiramente dedicado ao gênero musical, como é o caso de Espiral de Ilusão lançado por Criolo em 2017. Procurando compreender como esse processo se estabelece, e é percebido pelo público, articulamos um breve histórico do samba, assim como de artistas vinculados ao RAP que instituíram aproximações com a expressão sonora, a fim de apresentar um estudo de caso sobre a produção de sentidos do álbum Espiral de Ilusão no YouTube, por meio de conversações do público no canal do artista. A partir da Análise de Construção de Sentidos em Redes Digitais, entendemos que, embora haja um estranhamento da ausência do RAP na obra, ocorre um enaltecimento do samba, que parece estar vinculado a sua valorização no Brasil e a seus traços consonantes ao RAP, a partir de marcadores como território, classe e racialidade

Author Biographies

Rômulo Vieira da Silva, Universidade Federal Fluminense (PPGCOM-UFF)

Doutorando em Comunicação pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense (PPGCOM/UFF), Mestre em Comunicação pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense (PPGCOM-UFF) e bacharel em Comunicação com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Leonardo Arouca

Mestre em Comunicação pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade
Federal Fluminense (PPGCOM-UFF) e bacharel em Comunicação com habilitação em
Publicidade e Propaganda pela Universidade Estácio de Sá (UNESA).

Jonas Pilz, Universidade Federal Fluminense (PPGCOM-UFF)

Doutorando em Comunicação pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação daUniversidade Federal Fluminense (PPGCOM/UFF), Mestre em Ciências da Comunicaçãopelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Vale dos Sinos(PPGCOM/Unisinos) e bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo ePublicidade e Propaganda pela Universidade Vale dos Sinos (Unisinos).

Thiago Pereira Alberto, Universidade Federal Fluminense (PPGCOM-UFF)

Doutorando em Comunicação pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da
Universidade Federal Fluminense (PPGCOM/UFF), Mestre em Comunicação Social pelo
Programa de Pós-graduação em Comunicação da Pontifícia Universidade Católica de Minas
Gerais (PPGCOM/PUCMinas) e bacharel em Comunicação com habilitação em Jornalismo
pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUCMinas).

Published

2021-12-16