Mulher-Maravilha no Brasil: fãs, feminismo e práticas nas redes sociais

Authors

  • Nayara Carla Domingos Universidade Paulista - UNIP.
  • Clarice Greco Universidade Paulista - UNIP.

DOI:

https://doi.org/10.4013/fem.2021.232.15

Abstract

O artigo analisa as atividades de fãs da Mulher-Maravilha nas redes sociais. A partir do conteúdo criado e compartilhado pelos fãs em duas comunidades no Facebook, observamos parâmetros na circulação de conteúdo voltado à personagem e à cultura pop, bem como as interações dentro do fandom. Em exploração argumentativa, utilizamos exemplos de postagens, sites e redes sociais que contribuem com a análise de comportamento dos fãs em relação à interação digital, como criação de conteúdo (fanfics e fanarts), emancipação feminina e outras relações de afeto. Utilizamos autores como Booth (2010) e Jenkins (2009 e 2015), dentre outros que nos auxiliarão a compreender a cultura participativa dos fãs da Mulher-Maravilha.

Palavra-chave: fãs; Mulher-Maravilha; cultura popular, redes sociais.

Author Biography

Clarice Greco, Universidade Paulista - UNIP.

Professora do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Paulista (UNIP). Pós-doutora, doutora e mestre pela Escola de comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).Vice-coordenadora do Grupo de Estudos de Análise de Produtos Audiovisuais (GRUPA) e coordenadora do Projeto Fã-logia (FAPESP Proc. no. 2018-11635-0).

Published

2021-09-14