O jornalismo refém do algoritmo do Facebook: desafios regulatórios para a circulação de notícias numa sociedade de plataformas
DOI:
https://doi.org/10.4013/fem.2020.222.11Resumo
Este artigo parte da tensão entre o Facebook e organizações jornalísticas em torno dos espaços de circulação on-line do jornalismo para propor novos arranjos regulatórios, abrangendo maior liberdade do público na gestão de conteúdo, transparência da norma algorítmica, aprimoramento da proteção de dados pessoais e valorização das práticas jornalísticas na plataforma. O texto recorre a uma revisão bibliográfica nos campos de economia da mídia e economia política da comunicação, a entrevistas realizadas pelos autores com editores da BBC News Brasil e a análise documental para discutir as implicações da mudança no algoritmo do Facebook ocorrida em 2018, que reduziu a visibilidade do jornalismo produzido por grupos de mídia de referência, pondo em xeque a diversidade de vozes e a qualidade da informação oferecida num ecossistema midiático de crescente conectividade.
Palavras-chave: jornalismo. Facebook. algoritmos. economia da mídia. economia política da comunicação.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos acima explicitadas.