Formas do cronotopo do realismo fantástico nas telenovelas de Dias Gomes e suas zonas de contato com o presente histórico brasileiro

Autores

  • Daniela Jakubaszko Escola da Indústria Criativa da USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul.
  • Joyce Simplicia de Moraes USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul
  • Lucas Lunguinho Soares USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul

DOI:

https://doi.org/10.4013/fem.2020.221.10

Resumo

Este artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa cujo objetivo é analisar, a exemplo do estudo das formas do ‘cronotopo’ empreendido por M. Bakhtin (1993; 2006), a produção de sentidos de quatro telenovelas representantes do realismo fantástico de Dias Gomes (O Bem Amado, Saramandaia, Roque Santeiro, O Fim do Mundo). A preocupação central, a exemplo de Bakhtin, é a de perceber como se articulam na ficção as categorias de tempo-espaço (ficcionais e históricas) e a imagem dos variados tipos de cidadãos brasileiros ali representados, de forma a consolidar para além de seu tempo histórico de produção, as narrativas e conflitos que emergem a partir dessa articulação. Supomos a existência das seguintes formas cronotópicas: Cronotopo do AI-5 (O Bem Amado e Saramandaia); Cronotopo das “Diretas Já” (Roque Santeiro) e Cronotopo da “Nova Ordem Mundial” (O Fim do Mundo).

Palavras-chave: Comunicação. Telenovela brasileira. Dias Gomes. Dialogismo. Cronotopo.

Biografia do Autor

Daniela Jakubaszko, Escola da Indústria Criativa da USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

Graduada em Lingüística e Português pela FFLCH-USP, Mestre e Doutoura em Ciências da Comunicação pela ECA-USP é Docente nos cursos de Comunicação da Escola da Indústria Criativa da USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Membro do Grupo de Pesquisas de Memórias do ABC do Laboratório Hipermídias de Comunicações Culturais (USCS) e do GELiDis - Linguagens e Discursos nos Meios de Comunicação (ECA-USP). Autora do livro "A Representação de temas de interesse público na telenovela brasileira: uma perspectiva dialógica para o estudo da ficção audiovisual".

Joyce Simplicia de Moraes, USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Bacharel em Rádio, TV e Internet pela USCS- Universidade Municipal de São Caetano do Sul, desenvolveu dois anos de pesquisa de Iniciação Científica com financiamento CNPq-PIBIC sob orientação da Profa. Dra. Daniela Jakubaszko.

Lucas Lunguinho Soares, USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Graduando em Rádio, TV e Internet pela USCS- Universidade Municipal de São Caetano do Sul, desenvolveu um anos de pesquisa de Iniciação Científica sob orientação da Profa. Dra. Daniela Jakubaszko.

Downloads

Publicado

2020-02-10

Edição

Seção

Artigos de Temáticas Livres