Getúlio Vargas em filmes de arquivo: rememorações de fragmentos da história
DOI:
https://doi.org/10.4013/fem.2020.221.09Resumo
Propomos examinar a presença de Getúlio Vargas em filmes de arquivo, que surgiram a partir de sua morte até a contemporaneidade. Elencamos três longas-metragens, lançados entre 1956 e 2016, observando-os por meio de suas relações com os momentos de crise e de transição da vivência democrática brasileira, à sombra do autoritarismo. Analisamos como as montagens fílmicas produzem novos sentidos para imagens oficiais, que são recorrentes nas narrativas. Buscamos compreender de que forma essas imagens reaparecem em diferentes situações da história política brasileira, atuando em rememorações cinematográficas de Getúlio Vargas.
Palavras-chave: Filmes de arquivo. Rememoração. Getúlio Vargas
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos acima explicitadas.