Getúlio Vargas em filmes de arquivo: rememorações de fragmentos da história

Autores

  • Márcio Zanetti Negrini Programa de Pós-graduação em Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS.

DOI:

https://doi.org/10.4013/fem.2020.221.09

Resumo

Propomos examinar a presença de Getúlio Vargas em filmes de arquivo, que surgiram a partir de sua morte até a contemporaneidade. Elencamos três longas-metragens, lançados entre 1956 e 2016, observando-os por meio de suas relações com os momentos de crise e de transição da vivência democrática brasileira, à sombra do autoritarismo. Analisamos como as montagens fílmicas produzem novos sentidos para imagens oficiais, que são recorrentes nas narrativas. Buscamos compreender de que forma essas imagens reaparecem em diferentes situações da história política brasileira, atuando em rememorações cinematográficas de Getúlio Vargas.

Palavras-chave: Filmes de arquivo. Rememoração. Getúlio Vargas

Biografia do Autor

Márcio Zanetti Negrini, Programa de Pós-graduação em Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS.

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PPGCom/PUCRS, bolsista CAPES. Mestre pelo PPGCom/PUCRS (2014), com incentivo de bolsa CAPES. Especialista em Marketing Estratégico pela Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM-Sul (2011). Bacharel em Publicidade e Propaganda pela Universidade Franciscana, UFN (2007). Tem experiência de pesquisa em comunicação e estudos socioculturais com ênfase em cinema e audiovisual, dedicando-se aos seguintes temas: política, história, memória e cultura popular brasileira; interesses relacionados à estética e arqueologia das mídias. Atua junto ao Grupo de Pesquisa em Cinema, Audiovisual, Estética, Comunicação e Política (Kinepoliticom/CNPq). Integra a Rede Brasileira de Pesquisadores de Memória e Comunicação (Rememora). Membro da Sociedade Brasileira de Estudos em Cinema e Audiovisual (Socine).

Downloads

Publicado

2020-02-08

Edição

Seção

Artigos de Temáticas Livres