Studygrams: promovendo o consumo de modos de ser e estudar em plataformas digitais

Autores

  • Bianca Souza Biadeni Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
  • Gisela G.S. Castro Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)

DOI:

https://doi.org/10.4013/fem.2020.221.07

Resumo

Neste artigo refletimos sobre compartilhamento de conteúdo educacional na forma de um novo gênero midiático denominado studygram, que usa como plataforma o aplicativo para smartphones Instagram, aqui observada a partir de parâmetros sobre cultura visual pensados por Lev Manovich (2017) e Highfield e Leaver (2016), dentre outros. A partir de estudos acerca das plataformas digitais e as lógicas da mídia social que as permeiam, evidenciamos na discussão a promoção de certos modos de ser e formas de estudar promovidos nos fluxos de comunicação e sociabilidade ancorados em dinâmicas de consumo que se complementam ao ambiente escolar na atualidade.

Palavras-chave: Comunicação e consumo. Plataformas de mídias sociais. Modos de estudar. Instagram. Studygram.

Biografia do Autor

Bianca Souza Biadeni, Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)

Mestranda em Comunicação e Práticas de Consumo na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) São Paulo. Pesquisadora do GRUSCCO, Grupo CNPq de Pesquisa em Subjetividade, Comunicação e Consumo liderado pela profa. Gisela G. S. Castro. Graduada em Jornalismo pela Universidade São Judas Tadeu (USJT), possui especialização em Mídia, Informação e Cultura pelo Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação (CELACC), da Universidade de SãoPaulo (USP).

Gisela G.S. Castro, Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)

Doutora em Comunicação e Cultura (UFRJ), com pós-doutorado em Sociologia (Goldsmiths College, University of London). Docente do Programa dePós-graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (PPGCOM ESPM), São Paulo, onde lidera o GRUSCCO - Grupo CNPq de Pesquisa em Subjetividade, Comunicação e Consumo.

Downloads

Publicado

2020-02-29

Edição

Seção

Artigos de Temáticas Livres