#Casamentoreal: uma análise sociocultural a partir de postagens no Twitter

Autores

  • Renata Barreto Malta Universidade Federal de Sergipe
  • Aianne Amado Nunes Costa Programa de Pós-Graduação em Comunicação - Universidade Federal de Sergipe
  • Pedro Renato Cardoso Meirelles Programa de Pós-Graduação em Cultura e Territorialidades - Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.4013/fem.2019.213.03

Resumo

O seguinte artigo busca analisar postagens na rede social digital Twitter contendo a hashtag #casamentoreal, referente ao casamento entre a atriz americana Meghan Markle e o príncipe britânico Harry, membro da mais popular família real do mundo. O objetivo principal é compreender, a partir do corpus, aspectos culturais e relações de poder que se revelam em comentários no Twitter, propondo uma interpretação qualitativa dos dados sob as lentes dos Estudos Culturais. Para tanto, optamos por um método quanti-qualitativo de análise de redes semânticas baseada na coleta de conteúdos digitais, o qual permite a investigação de termos mais frequentemente relacionados nos discursos que compõem o corpus. Como resultado, identificamos como eixos centrais do conteúdo analisado: raça e etnia; gênero; globalização e hibridismo cultural, revelando perspectivas que reforçam o padrão hegemônico assim como um discurso crítico que questiona estruturas de poder já consolidadas socialmente.

Palavras-chave: Casamento Real. Redes sociais. Análise semântica. Cultura.

Biografia do Autor

Renata Barreto Malta, Universidade Federal de Sergipe

Professora efetiva do Departamento de Comunicação Social da UFS (Universidade Federal do Sergipe). Professora Permanente do Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Comunicação Social (PPGCOM) da Universidade Federal de Sergipe  Coordenadora no Brasil do grupo de pesquisa CHISGAP (Critical, Historical and international Studies on Gender and Press) - grupo de pesquisa que tem como foco o estudo de gênero na mídia.

Doutora em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo

 

Aianne Amado Nunes Costa, Programa de Pós-Graduação em Comunicação - Universidade Federal de Sergipe

Mestranda em  Cultura, Economia e Políticas da Comunicação no Programa de Pós-graduação em Comunicação pela Universidade Federal de Sergipe. Bacharel em Imagem e Som pela Universidade Federal de São Carlos com ênfase em Roteiro e Fotografia. Tem experiência na área de Comunicação e Audiovisual. Atua principalmente nos seguintes temas: Economia Política da Comunicação, cultura pop, cultura de fãs e mídias digitais.

Pedro Renato Cardoso Meirelles, Programa de Pós-Graduação em Cultura e Territorialidades - Universidade Federal Fluminense

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Cultura e Territorialidades da Universidade Federal Fluminense e bacharel em Estudos de Mídia pela mesma instituição. Analista de Pesquisa no Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados (IBPAD), trabalhando com dados e métodos digitais de pesquisa. Possui interesse em discussões sobre identidade, representação, mídias sociais e métodos digitais.

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Publicado

2019-10-03

Edição

Seção

Artigos de Temáticas Livres