Pesquisa em Comunicação: desenho metodológico construído a partir da teoria da Argumentação

Autores

  • Rejane de Oliveira Pozobon Universidade Federal de Santa Maria
  • Carolina Siqueira de David Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.4013/fem.2019.212.11

Resumo

Este artigo se propõe a apresentar um desenho de metodologia que possa ser aplicado em pesquisas oriundas do campo da Comunicação. Para isso, é necessário discutir sobre a Teoria da Argumentação (Perelman e Olbrechts-Tyteca, 2005; Breton, 1999, 2012) que é o aporte conceitual que orienta o percurso teórico-metodológico; bem como o contexto da aplicação que é a análise do processo de impeachment de Dilma Rousseff nas revistas Veja e CartaCapital. Esses dois movimentos, em conjunto, culminam na análise das estratégias argumentativas nos discursos sobre política dessas duas revistas semanais brasileiras.

Palavras-chave: Desenho metodológico. Comunicação. Teoria da Argumentação

Biografia do Autor

Rejane de Oliveira Pozobon, Universidade Federal de Santa Maria

Professora do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Comunicação e Política UFSM/CNPq.

Carolina Siqueira de David, Universidade Federal de Santa Maria

Jornalista. Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Comunicação e Política UFSM/CNPq.

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Publicado

2019-09-10

Edição

Seção

Artigos de Temáticas Livres