Pesquisa em Comunicação: desenho metodológico construído a partir da teoria da Argumentação
DOI:
https://doi.org/10.4013/fem.2019.212.11Resumo
Este artigo se propõe a apresentar um desenho de metodologia que possa ser aplicado em pesquisas oriundas do campo da Comunicação. Para isso, é necessário discutir sobre a Teoria da Argumentação (Perelman e Olbrechts-Tyteca, 2005; Breton, 1999, 2012) que é o aporte conceitual que orienta o percurso teórico-metodológico; bem como o contexto da aplicação que é a análise do processo de impeachment de Dilma Rousseff nas revistas Veja e CartaCapital. Esses dois movimentos, em conjunto, culminam na análise das estratégias argumentativas nos discursos sobre política dessas duas revistas semanais brasileiras.
Palavras-chave: Desenho metodológico. Comunicação. Teoria da Argumentação
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos acima explicitadas.