Fotografia participativa e relações de gênero: uma experiência visual com mulheres guineenses

Autores

  • Daniel Meirinho Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Programa de Pós-Graduação em Estudo das Mídias (PPgEM)
  • Soraya Barreto Januário Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

DOI:

https://doi.org/10.4013/fem.2018.202.10

Resumo

Este artigo se propõe a refletir sobre o processo de apropriação das narrativas visuais enquanto mediação de um grupo de mulheres africanas, do noroeste da Guiné-Bissau, de etnia Felupe. O projeto Fotografar é dar Vida, com base na metodologia Photovoice (Wang e Burris, 1997), tem o intuito de oferecer ferramentas que auxiliem no processo de reconhecimento do papel da mulher na sociedade felupe. A pesquisa-ação participativa (Participatory Action Research [PAR]) visual foi realizada em junho de 2016 com 28 mulheres nas comunidades rurais de Varela e Suzana. O projeto passa a ser compreendido como um elemento conector de experiências pessoais e mediações para que essas mulheres compusessem significados visuais acerca da saúde reprodutiva maternoinfantil. Durante os 13 encontros, este grupo de mulheres felupes fotografaram seu cotidiano, os trabalhos diários, a comunidade, a família e cerimônias tradicionais. Este artigo apresenta os relatos de campo associados às experiências de seu conhecimento prático, experiencial e conceitual de seus problemas em um processo de empoderamento baseado em uma compreensão participativa de agendas que influenciam a promoção da ideia de maternidade (Badinter, 1985; 2011), igualdade de gênero e o papel das mulheres na sociedade Guineense.

Palavras-chave: fotografia participativa, mulheres, Guiné-Bissau.

Biografia do Autor

Daniel Meirinho, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Programa de Pós-Graduação em Estudo das Mídias (PPgEM)

Professor adjunto do Departamento de Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professor permanente do Programa de Pós-graduação em Estudos da Mídia (PPGEM - UFRN). Doutor em Ciências da Comunicação pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH/UNL). Mestre em Ciências da Comunicação, Comunicação e Artes, pela FCSH/UNL. Graduado em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco - Brasil. É pesquisador do Grupo de Pesquisa "Pragmática da Comunicação e Mídia" (Pragma/UFRN), na linha Estudos da Mídia e Práticas Sociais e do Grupo de Pesquisa "Epistemologias e Práticas Emergentes e Transformadoras em Comunicação, Mídias e Cultura" (ECOMSUL/UFRN), na linha Comunicação, Mídias e Direitos Humanos para a América Latina.

Soraya Barreto Januário, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Professora do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa (2013). Líder do Grupo de Pesquisa do CNPq Observatório de Mídia: Gênero, Democracia e Direitos Humanos.

Downloads

Publicado

2018-08-20

Edição

Seção

Artigos de Temáticas Livres