Transmedia Literacy: uma análise da repercussão das estratégias transmídia de The X-Files

Autores

  • Daiana Sigiliano Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Gabriela Borges Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.4013/fem.2018.202.06

Resumo

Discutida por Jenkins (2013) e Scolari (2016), a transmedia literacy propicia a participação, a produção de conteúdo e o entendimento crítico do público. Isto é, ao navegar por distintas plataformas, correlacionando às estratégias transmídia com a mídia principal, o interagente realiza uma leitura atenta e polissêmica do universo ficcional. A partir desse escopo teórico, este artigo tem como objetivo analisar as postagens, no Twitter, dos telespectadores interagentes de The X-Files durante o lançamento das ações transmídia da 10ª temporada da série. Nesse contexto, os tuítes nos ajudarão a refletir sobre o conceito de transmedia literacy e como o mesmo estimula a multilateralidade do público. Conclui-se que a ação Find The X impulsiona a discussão, a análise, as interconexões entre diferentes contextos narrativos e a produção de conteúdo.

Palavras-chave: Transmedia literacy, televisão, The X-Files.

Biografia do Autor

Daiana Sigiliano, Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestre em comunicação pela Universidade Federal de Juiz de Fora, membro do grupo do Grupo de Pesquisa em Redes, Ambientes Imersivos e Linguagens (UFJF), vice coordenadora do Observatório da Qualidade no Audiovisual.

Gabriela Borges, Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestre e Doutora em Comunicação e Semiótica pela
PUC-SP, com estágios nas Universidades Autônoma de Barcelona, Dublin Trinity College e Algarve. Pós doutora pela Universidade do Algarve em Portugal. Professora e coordenadora do PPGCOM/UFJF, coordenadora do Observatório da Qualidade no Audiovisual e integrante da Rede Euroamericana de Alfabetização Mediática ALFAMED, sendo coordenadora da equipe brasileira.

Downloads

Publicado

2018-08-29

Edição

Seção

Artigos de Temáticas Livres