Transmedia Literacy: uma análise da repercussão das estratégias transmídia de The X-Files
DOI:
https://doi.org/10.4013/fem.2018.202.06Resumo
Discutida por Jenkins (2013) e Scolari (2016), a transmedia literacy propicia a participação, a produção de conteúdo e o entendimento crítico do público. Isto é, ao navegar por distintas plataformas, correlacionando às estratégias transmídia com a mídia principal, o interagente realiza uma leitura atenta e polissêmica do universo ficcional. A partir desse escopo teórico, este artigo tem como objetivo analisar as postagens, no Twitter, dos telespectadores interagentes de The X-Files durante o lançamento das ações transmídia da 10ª temporada da série. Nesse contexto, os tuítes nos ajudarão a refletir sobre o conceito de transmedia literacy e como o mesmo estimula a multilateralidade do público. Conclui-se que a ação Find The X impulsiona a discussão, a análise, as interconexões entre diferentes contextos narrativos e a produção de conteúdo.
Palavras-chave: Transmedia literacy, televisão, The X-Files.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos acima explicitadas.