As vozes do Voz das Comunidades: considerações sobre polifonia e dialogismo no discurso da imprensa comunitária
DOI:
https://doi.org/10.4013/fem.2017.192.07Resumo
A crescente digitalização da sociedade suscitou maior participação do público na produção noticiosa e abriu caminho para novas vozes exercerem o Jornalismo fora das organizações tradicionais de mídia, como os veículos dedicados a dar visibilidade a contextos locais e comunitários. Este trabalho busca identificar se as estratégias discursivas do portal Voz das Comunidades sobre o Complexo do Alemão implicam maior abertura ao diálogo com as audiências, por meio de uma análise comparativa de suas enunciações com aquelas praticadas pelo site G1 das Organizações Globo sobre a experiência cotidiana nesse bairro da Zona Norte do Rio de Janeiro. Assim, este artigo pretende contribuir para a compreensão das mediações e das dinâmicas tensões entre inovação e conservação nas práticas jornalísticas contemporâneas.
Palavras-chave: jornalismo, discurso, comunicação comunitária.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos acima explicitadas.