Uma análise do pensamento “industrialista” no Nuevo Cine Latinoamericano nas revistas de cinema latino-americanas (1969-1980)

Autores

  • Fabián Núñez Universidade Federal Fluminense (UFF) Departamento de Cinema e Vídeo

DOI:

https://doi.org/10.4013/fem.2017.192.05

Resumo

Este artigo visa estudar as ideias do pensamento “industrialista” do Nuevo Cine Latinoamericano (NCL), a partir da análise de textos e entrevistas publicadas em revistas especializadas cinematográficas latino-americanas de 1969 a 1980. No seio do NCL, a virada das décadas 1960/70 é marcada pela querela entre o “cinema industrial” e o “cinema clandestino”. Podemos resumir essa querela como posições divergentes acerca da questão da indústria cinematográfica nacional. Afirmamos que a vertente do “cinema clandestino” é fortemente ressaltada na historiografia sobre o NCL, reproduzindo a recepção na época. Por isso, postulamos a necessidade de mais estudos e análises da vertente “industrialista” no interior do NCL. Os periódicos utilizados na pesquisa são Cine Cubano (Cuba), Hablemos de cine (Peru) e Cine al día (Venezuela).

Palavras-chave: cinema industrial, Nuevo Cine Latinoamericano (NCL), revistas de cinema.

Biografia do Autor

Fabián Núñez, Universidade Federal Fluminense (UFF) Departamento de Cinema e Vídeo

Professor adjunto do Departamento de Cinema e Vídeo da Universidade  Federal Fluminense (UFF), desde 2009. Também leciona no Programa de  Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM). Sua formação acadêmica foi  inteiramente realizada na Universidade Federal Fluminense: Bacharel em  Comunicação Social (Habilitação em Cinema), em 2000; Mestre em  Comunicação, Imagem e Informação, em 2003, e Doutor em Comunicação, em  2009. Trabalhou como voluntário (1996 a 1999) e estagiário (de abril de  2001 a junho de 2002) na Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de  Janeiro. Seus temas de interesse são: cinema  latino-americano, cinema brasileiro, história do cinema, crítica  cinematográfica e preservação audiovisual.

Downloads

Publicado

2016-10-11

Edição

Seção

Artigos de Temáticas Livres