A experiência da narrativa mitológica no seriado How I Met Your Mother

Autores

  • Glauco Cavalheiro Universidade do Vale do Rio dos Sinos UNISINOS
  • Ione Bentz Universidade do Vale do Rio dos Sinos UNISINOS

DOI:

https://doi.org/10.4013/fem.2017.192.03

Resumo

Este trabalho tem por objetivo compreender os processos de estruturação das narrativas midiáticas, no caso específico, o seriado How I Met Your Mother (HIMYM), e de que forma esses processos são apropriados pelos telespectadores. Tem-se como suporte teórico a compreensão de Barthes sobre os processos de conotação estratificados em construções míticas de dupla articulação e a proposta de análise por níveis de pertinência semiótica, formulada por Fontanille. Como operações de análise, (i) foram selecionadas cenas do seriado que foram interpretadas pelos conceitos semióticos, explicativos dos processos de construção de significados míticos; e (ii) foram apresentadas as cenas a telespectadores, de modo a identificar as formas de apropriação dessa narrativa midiática e as interações produzidas na relação entre as experiências de vida e os relatos ficcionais. Em síntese, o texto acompanha a ressignificação dos mitos no curso da história e sua reconfiguração pelas tecnologias da comunicação.

Palavras-chave: narrativa mitológica, seriado televisivo, semiótica, comunicação.

Biografia do Autor

Glauco Cavalheiro, Universidade do Vale do Rio dos Sinos UNISINOS

Glauco Cavalheiro é bacharel em Comunicação Social pela UNISINOS. Vinculado ao Grupo de Pesquisa Semiótica e Culturas da Comunicação (GPESC).

Ione Bentz, Universidade do Vale do Rio dos Sinos UNISINOS

Doutora em Linguística e Semiótica pela Universidade de São Paulo. Mestre em Teoria Literária pela Pontfícia Universidade Católica de Porto Alegre, RS., Especialista em Teoria Literária pela Universidade de Lisboa ( Fundação Calouste Gulbenkian), Graduação em Letras. Tem experiência em docência, pesquisa e orientação ( mestrado e doutorado) nas áreas de Linguística e Comunicação, com ênfase em sistemas de linguagem, processos de significação e linguagens sincréticas. Atuação anterior (1994-2004) no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação, Mestrado e Doutorado da Unisinos.

Downloads

Publicado

2017-02-14

Edição

Seção

Artigos de Temáticas Livres