Sob o risco do artifício: algumas questões sobre a produção multimídia “As Quatro estações de Iracema e Dirceu”

Autores

  • Denise Tavares Universidade Federal Fluminense
  • Renata Rezende Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.4013/fem.2017.191.01

Resumo

Ao tatear novos caminhos que incorporem as possibilidades narrativas que o ambiente web tem proporcionado, o jornalismo encontra na produção multimídia uma trilha que, aparentemente, o reconecta aos princípios da grande reportagem, em um possível diálogo com as estratégias clássicas do gênero. No entanto, o atual contexto da Comunicação, tão marcado pela disputa acirrada por público e pela exacerbação da imagem, parece colocar essas produções multimídias mais próximas de um universo configurado pelos artifícios de representação do real – esta, assentada em um processo que Lipovetsky e Serroy (2015) denominam “estetização do mundo”. Tal cenário é discutido, neste texto, a partir do projeto multimídia “As Quatro estações de Iracema e Dirceu”, do jornal Diário Catarinense, na perspectiva do hibridismo conceitual e analítico sobre narrativa, linguagem e interações midiatizadas.

Palavras-chave: webdocumentário, narrativas, convergência midiática.

Biografia do Autor

Denise Tavares, Universidade Federal Fluminense

Professora Adjunta do Departamento de Comunicação Social e da Pós-Graduação Mídia e Cotidiano da Universidade Federal Fluminense.

Área: audiovisual e mídias digitais; telejornalismo; documentário.

Renata Rezende, Universidade Federal Fluminense

Departamento de Comunicação Social, área de telejornalismo e narrativas digitais.

Downloads

Publicado

2016-10-24

Edição

Seção

Artigos de Temáticas Livres