Sob o risco do artifício: algumas questões sobre a produção multimídia “As Quatro estações de Iracema e Dirceu”
DOI:
https://doi.org/10.4013/fem.2017.191.01Resumo
Ao tatear novos caminhos que incorporem as possibilidades narrativas que o ambiente web tem proporcionado, o jornalismo encontra na produção multimídia uma trilha que, aparentemente, o reconecta aos princípios da grande reportagem, em um possível diálogo com as estratégias clássicas do gênero. No entanto, o atual contexto da Comunicação, tão marcado pela disputa acirrada por público e pela exacerbação da imagem, parece colocar essas produções multimídias mais próximas de um universo configurado pelos artifícios de representação do real – esta, assentada em um processo que Lipovetsky e Serroy (2015) denominam “estetização do mundo”. Tal cenário é discutido, neste texto, a partir do projeto multimídia “As Quatro estações de Iracema e Dirceu”, do jornal Diário Catarinense, na perspectiva do hibridismo conceitual e analítico sobre narrativa, linguagem e interações midiatizadas.
Palavras-chave: webdocumentário, narrativas, convergência midiática.
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