Consumo cultural em tempos de convergência: uma análise dos jovens sergipanos

Autores

  • Matheus Pereira Mattos Felizola Universidade Federal de Sergipe
  • Vitor Braga Universidade Federal de Sergipe
  • Bluesvi Santos Universidade Federal de Sergipe
  • Laura Aguiar Universidade Federal de Sergipe
  • Wendell Macedo Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.4013/fem.2016.183.04

Resumo

A pesquisa teve o objetivo de discutir as práticas de consumo cultural no Nordeste considerando a interveniência da convergência midiática na recepção dos conteúdos. Para tanto, buscou-se realizar uma análise comparativa através de um questionário aplicado aos jovens sergipanos, da capital e do interior. O foco da abordagem privilegiou particularidades decorrentes do cenário no qual esse público interage e a oferta de produtos culturais, em um contexto no qual percebemos diferenças grandes no índice de desenvolvimento humano (IDH) dos municípios da capital e do interior, o que pode decorrer em condições de acesso aos meios diferentes. Como conclusão, percebemos que, com o avanço na utilização dos aparatos tecnológicos e com o acesso as redes sociais digitais, os jovens, ao mesmo tempo que consomem o conteúdo midiático, também servem como produtores, ao compartilharem as informações com a sua rede; porém, embora tenham acesso às tecnologias digitais, a produção de conteúdo por esse público continua baseado nas ofertas culturais locais, das cidades sergipanas.

Palavras-chave: consumo cultural, convergência midiática, recepção midiática, jovens.

Biografia do Autor

Matheus Pereira Mattos Felizola, Universidade Federal de Sergipe

Publicitário e Administrador de empresas, Doutor em Ciências Sociais, Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) no Mestrado em Comunicação da UFS, Professor Adjunto IV do curso de publicidade e propaganda da UFS - Universidade Federal de Sergipe e líder do grupo de pesquisa em Marketing da UFS - GPM desde 2008. Coordenador associado do projeto Jovem e Consumo Midiático em Tempos de Convergência no PROCAD (Programa Nacional de Cooperação Acadêmica)

Vitor Braga, Universidade Federal de Sergipe

É jornalista pela UFAL, especialista em Artes Visuais pelo SENAC, mestre e doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da UFBA, na linha de Cibercultura. É professor do curso de Comunicação da Universidade Federal de Sergipe (UFS), onde atua nas áreas de fotografia e de planejamento visual e integra a equipe de Sergipe da Rede Brasil Conectado. (Lattes | @vitorbragamg)

Bluesvi Santos, Universidade Federal de Sergipe

Graduado em Comunicação Social Hab. em Publicidade e Propaganda da Universidade Federal  de Sergipe(UFS). Faço parte do Grupo de Pesquisa em Marketing desde 2014. Ex-bolsista do PIBIC (Programa Integrado de Bolsas de Iniciação Científica) - 2014/2015 - pesquisando sobre “Consumo cultural em tempos de convergência midiática” e do projeto e do projeto Jovem e Consumo Midiático em Tempos de Convergência pelo Programa Nacional de Cooperação Acadêmica(PROCAD) - 2015/2016.

Laura Aguiar, Universidade Federal de Sergipe

Aluna de graduação em Comunicação Social Hab. Publicidade e Propaganda da Universidade Federal de Sergipe- UFS. Como pesquisadora voluntária do Grupo de Marketing UFS e bolsista do PROCAD, tem desenvolvido pesquisas e projetos na área de comunicação e marketing, mais especificamente sobre o tema Consumo cultural em tempos de convergência midiática .

Wendell Macedo, Universidade Federal de Sergipe

Graduado em Comunicac?a?o Social com Habilitac?a?o em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Sergipe. Participante do Grupo de Marketing da UFS e ex-bolsista do Programa Nacional de Cooperac?a?o Acade?mica (PROCAD) tendo como pauta de estudos a linha de pesquisa “Consumo cultural em tempos de converge?ncia midia?tica”.

Downloads

Publicado

2016-09-30

Edição

Seção

Artigos de Temáticas Livres