Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio e a integração das Tecnologias de Informação e Comunicação

Autores

  • Cíndia Rosa Toniazzo Quaresma Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Ilse Abegg Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.4013/fem.2016.182.02

Resumo

Este estudo investigou a integração das Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC no currículo do Ensino Médio, tendo como contexto o processo de formação do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio – PNFEM. Com o objetivo de contribuir para a inovação das práticas escolares, foram realizados encontros de formação tecnológica com os professores. A concepção da pesquisa foi a investigação-ação. Como resultado apontam-se a inovação das práticas escolares, a partir da integração das TIC, e o processo de autoria dos professores envolvidos, por meio da produção de aulas para o Portal do Professor (MEC). A formação continuada no ambiente escolar como pilar do PNFEM foi determinante para alcançar estes resultados. Destaca-se como parte das conclusões que a construção das propostas mediadas pelas TIC fez emergir outros modos de produção para além da sala de aula e que alguns fatores limitam a integração das TIC, como a falta de uma estrutura de qualidade para o acesso à rede, principalmente na sala de aula, e a ausência de diretriz técnica e pedagógica para empreender propostas pedagógicas que sustentem a aplicação das mesmas.

Palavras-chave: Tecnologias de Informação e Comunicação, integração das tecnologias, inovação, autoria docente.

Biografia do Autor

Cíndia Rosa Toniazzo Quaresma, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Mestranda em Tecnologias Educacionais em Rede - PPGTER / UFSM.

Ilse Abegg, Universidade Federal de Santa Maria

Profª Drª do Mestrado em Tecnologias Educacionais em Rede - PPGTER / UFSM

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Publicado

2016-03-22

Edição

Seção

Artigos de Temáticas Livres