Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio e a integração das Tecnologias de Informação e Comunicação
DOI:
https://doi.org/10.4013/fem.2016.182.02Resumo
Este estudo investigou a integração das Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC no currículo do Ensino Médio, tendo como contexto o processo de formação do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio – PNFEM. Com o objetivo de contribuir para a inovação das práticas escolares, foram realizados encontros de formação tecnológica com os professores. A concepção da pesquisa foi a investigação-ação. Como resultado apontam-se a inovação das práticas escolares, a partir da integração das TIC, e o processo de autoria dos professores envolvidos, por meio da produção de aulas para o Portal do Professor (MEC). A formação continuada no ambiente escolar como pilar do PNFEM foi determinante para alcançar estes resultados. Destaca-se como parte das conclusões que a construção das propostas mediadas pelas TIC fez emergir outros modos de produção para além da sala de aula e que alguns fatores limitam a integração das TIC, como a falta de uma estrutura de qualidade para o acesso à rede, principalmente na sala de aula, e a ausência de diretriz técnica e pedagógica para empreender propostas pedagógicas que sustentem a aplicação das mesmas.
Palavras-chave: Tecnologias de Informação e Comunicação, integração das tecnologias, inovação, autoria docente.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos acima explicitadas.