O Canal Maspoxavida e a relação entre fãs e microcelebridades no YouTube
DOI:
https://doi.org/10.4013/fem.2016.181.09Resumo
Este artigo observa as relações estabelecidas entre fãs e a microcelebridade PC Siqueira no Canal MasPoxaVida. Entendemos que a abertura para a produção e veiculação de produtos simbólicos em mídias e redes sociotécnicas vem acompanhada também da construção de hierarquias nesses ambientes online, especialmente no YouTube. Nessa mídia social, é possível aos espectadores deixarem registros, no âmbito dos comentários, sobre suas percepções a respeito do conteúdo que consomem. Desse modo, o corpus acompanha uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa sobre os modos pelos quais os comentaristas do Maspoxavida demonstram se apropriar do conteúdo veiculado naquele espaço e, a partir dessa ação, estabelecer relações afetuosas e conflitivas entre si e com a principal instância emissora, no caso o videoblogger PC Siqueira. Concluímos que os receptores rejeitam mudanças nas lógicas produtivas do Canal e que tentam se apoderar dele por entenderem que o espaço simbólico e a figura de microcelebridade de PC Siqueira somente existem por causa da participação do público que o prestigia. Ainda assim, as discussões a respeito dessas mudanças não se constituem como prejudicial ao Canal. Ao invés disso, alguns desses comentários acabam colaborando na manutenção do Maspoxavida, pois os debates que levantam podem servir como pauta para a produção de novos vídeos.
Palavras-chave: YouTube, microcelebridade, fãs, Canal MasPoxaVida.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos acima explicitadas.