O Canal Maspoxavida e a relação entre fãs e microcelebridades no YouTube

Autores

  • Lídia Raquel Maia Unisinos
  • Maria das Graças Pinto Coelho UFRN

DOI:

https://doi.org/10.4013/fem.2016.181.09

Resumo

Este artigo observa as relações estabelecidas entre fãs e a microcelebridade PC Siqueira no Canal MasPoxaVida. Entendemos que a abertura para a produção e veiculação de produtos simbólicos em mídias e redes sociotécnicas vem acompanhada também da construção de hierarquias nesses ambientes online, especialmente no YouTube. Nessa mídia social, é possível aos espectadores deixarem registros, no âmbito dos comentários, sobre suas percepções a respeito do conteúdo que consomem. Desse modo, o corpus acompanha uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa sobre os modos pelos quais os comentaristas do Maspoxavida demonstram se apropriar do conteúdo veiculado naquele espaço e, a partir dessa ação, estabelecer relações afetuosas e conflitivas entre si e com a principal instância emissora, no caso o videoblogger PC Siqueira. Concluímos que os receptores rejeitam mudanças nas lógicas produtivas do Canal e que tentam se apoderar dele por entenderem que o espaço simbólico e a figura de microcelebridade de PC Siqueira somente existem por causa da participação do público que o prestigia. Ainda assim, as discussões a respeito dessas mudanças não se constituem como prejudicial ao Canal. Ao invés disso, alguns desses comentários acabam colaborando na manutenção do Maspoxavida, pois os debates que levantam podem servir como pauta para a produção de novos vídeos.

Palavras-chave: YouTube, microcelebridade, fãs, Canal MasPoxaVida.

Biografia do Autor

Lídia Raquel Maia, Unisinos

Mestre em Estudos da Mídia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e doutoranda em Comunicação na Unisinos. E-mail: lidiaraquel2009@hotmail.com.

Maria das Graças Pinto Coelho, UFRN

Pós-Doutora em Educação. Professora/pesquisadora dos programas de pós-graduação em Estudos da Mídia- PPgEM/Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e da pós-graduação em Educação – PPGEd/UFRN. E-mail: gpcoelho8@gmail.com

Downloads

Publicado

2016-01-18

Edição

Seção

Artigos de Temáticas Livres