Aquele querido cinema português: uma recepção crítica de Tabu no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.4013/fem.2016.181.02Resumo
Com este artigo, pretendemos observar como a crítica de cinema no Brasil recebeu o filme Tabu e como ele é visto em meio à recente produção do cinema português. Partimos da perspectiva dos estudos de recepção, aqui em uma abordagem transnacional, uma vez que estudamos um tipo de recepção que acontece fora do contexto sociocultural original da obra de origem. Aliamos essa abordagem com os preceitos teórico-metodológicos da retórica e da interpretação, a fim de compreender os significados e sentidos que o filme produziu nos discursos da crítica de cinema brasileira especializada. E também tentamos observar quais as estratégias argumentativas os críticos usam para avalizar e interpretar um filme.
Palavras-chave: cinema português, crítica cinematográfica, recepção, retórica.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos acima explicitadas.